Placas de Rede

Uma placa de rede (também chamada adaptador de rede ou NICsigla de Network Interface Card, em inglês) é um dispositivo de hardware responsável pela comunicação de um computador em uma rede de computadores.
A placa de rede controla o envio e recebimento de dados de um computador conectado a uma rede, através de ondas electromagnéticas (Wi-Fi), cabos metálicos ou cabos de fibra óptica. Cada arquitetura de rede pode exigir um tipo específico de placa de rede, como as redes em anel do tipo Token Ring e as redes Ethernet.








                                                           Cablagem
Cabos de pares entrelaçados
Este cabo é constituído por pares de condutores de cobre entrelaçados dois a dois, isto é, cada dois condutores de cobre encontram-se torcidos um no outro.
Dentro dos cabos de pares entrelaçados temos:
– UTP (Unshielded Twisted Pair);
– STP (Shielded Twisted Pair);




Cabos Coaxiais
Este tipo de cabo é constituído por diversas camadas concêntricas de condutores e isolantes. No interior existe uma alma condutora de cobre circular, envolvida por um isolamento, que por sua vez se encontra rodeado por uma malha metálica circular e por fim por uma bainha em PVC (policloreto de vinilo).
Existem diversos tipos de cabos coaxiais, por isso, vamos destacar, apenas, os mais utilizados em redes informáticas:
– Cabo coaxial fino (10base2);
– Cabo coaxial grosso (10base5).



Cabos Ópticos
Este tipo de cabo é constituído por um condutor de feixes luminosos, à base de sílica. Este tipo de cabo transmite por sinais ópticos (fotões) e não por sinais eléctricos (electrões). O cadding é um revestimento que possui um grau de refracção diferente do condutor de fibra de vidro, provocando reflexão do feixe de luz, para que o sinal circule sempre dentro do núcleo do condutor óptico.
Como a reflexão não é perfeita, regista-se perda de sinal ao longo do cabo, mas, se compararmos estas perdas com as de um cabo eléctrico, estas são muito inferiores.


                    controle de acesso ao meio (mac)


Media Access Control ou MAC (PortuguêsControle de Acesso ao Meio) é um termo utilizado em redes de computadores para designar parte da camada de enlace, camada número 2 segundo o modelo OSI. É provedora de acesso a um canal de comunicação e o endereçamento neste canal possibilitando a conexão de diversos computadores numa rede.
O endereçamento é realizado pelo endereço MAC ou também chamado endereço físico que consiste em um número único a cada dispositivo de rede possibilitando o envio de pacotes para um destino especificado mesmo que esteja em outra subrede. Atua como interface entre a LLC e a camada física provendo uma emulação de comunicação full duplex.
                                                       
                            
                                                  

                               IEEE 802.3

IEEE 802.3 é uma conexão de padrões que especificam a camada física e a sub-camada MAC da camada de ligação de dados do Modelo OSI para o protocolo Ethernet, tipicamente uma tecnologia LAN com algumas aplicações WAN. As ligações físicas são estabelecidas entre nodos e/ou dispositivos da infraestrutura (concentradorescomutadoresrouters) por vários tipos de cabos de cobre ou fibra.
O 802.3 é uma tecnologia que permite suportar arquiteturas de rede IEEE 802.1.



                                    Ethernet


Ethernet é uma arquitetura de interconexão para redes locais - Rede de Área Local (LAN) - baseada no envio de pacotes. Ela define cabeamento e sinais elétricos para a camada física, em formato de pacotes e protocolos para a subcamada de controle de acesso ao meio (Media Access Control - MAC) do modelo OSI.[1] A Ethernet foi padronizada pelo IEEE como 802.3. A partir dos anos 90, ela vem sendo a tecnologia de LAN mais amplamente utilizada e tem tomado grande parte do espaço de outros padrões de rede como Token RingFDDI e ARCNET.



                  Controle de enlace lógico(llc)


A camada de protocolo Controle de Enlace Lógico é a subcamada mais alta da Camada de enlace (que é em si a camada 2, logo acima da Camada física) no modelo OSI de sete camadas. Ele fornece mecanismos de multiplexação e controle de fluxo que torna possível para os vários protocolos de rede (IPIPX) conviverem dentro de uma rede multiponto e serem transportados pelo mesmo meio da rede.
Controle de Enlace Lógico ou em inglês Logic Link Control (LLC) especifica os mecanismos para endereçamento de estações conectados ao meio e para controlar a troca de dados entre utilizadores da rede. A operação e formato deste padrão é baseado no protocolo HDLC. Ele estabelece três tipos de serviço:
  1. sem conexão e sem reconhecimento;
  2. com conexão;
  3. com reconhecimento e sem conexão.


                


                  Controle de enlace lógico


O IEEE 802.2 padrão é idêntico para todas as topologias de rede. Ele fornece uma interface comum entre os diferentes protocolos (IPX, TCP/IP, e outros) e os diferentes tipos de rede (Ethernet, Token Ring, etc).
O protocolo LLC funciona acima de todos os protocolos MAN e LAN 802, ocultando os diversos tipos de redes 802 e, fornecendo um único formato e uma única interface para a camada de rede. O uso mais comum do LLC ocorre do seguinte modo: quando a camada de rede de uma máquina transmite um pacote para a subcamada LLC (através de primitivas de acesso), esta fica responsável por adicionar um cabeçalho LLC contendo números de seqüência e de confirmação. A estrutura resultante é inserida no campo de carga útil de um quadro 802.x e, em seguida, é transmitida. No receptor ocorre o processo inverso.
Este protocolo fornece três tipos de classes de serviços:
– Tipo 1 – Sem conexão e sem reconhecimento
– Tipo 2 – Orientado a conexão
– Tipo 3 – Sem conexão e com reconhecimento






Comentários

Mensagens populares deste blogue

topologia fddi

Topologias token ring